Translate

10 de abril de 2017

Portuguese Pie!

Vê-se por tudo o que é rede social, a mais recente polémica sobre a expulsão de mil alunos de um hotel em Torremolino.
Os meninos foram em viagem de finalistas e para eles o comportamento tipo "American Pie" - filme de comédia que começou por retratar as peripécias de um grupo de jovens adolescentes também finalistas do Ensino Secundário - era algo fraquinho porque esta geração gosta mais de festas rijas em que sentem impunidade para fazerem tudo porque estão por sua conta e risco.
A emoção e a adrenalina misturadas com o alcool podem de facto trazer consequências devastadoras. Não só para quem os atura, mas também para eles próprios.
Também já tive 16 anos, também já tive 18 e já estive numa viagem de finalistas.
Sei bem como é estar longe da vista dos pais e poder fazer aquilo que não é sequer imaginável ao pé deles. Sim porque o que acontece ali, morre ali ou era suposto.
Para mim não foi assim...mas a culpa foi minha e inteiramente minha. 
Felizmente não houve notícias trágicas de bebedeiras e consumo de estupefacientes que acabaram em mortes ou em lesões com consequências para o resto da vida.
Afinal são finalistas do Ensino Secundário, vão embarcar e emburcar para uma nova vida. 
Uns irão para a faculdade, outros não ou por opção ou porque não têm condições financeiras.
Os seus encarregados de educação investem nestas viagens para que seja dado aos seus educandos a oportunidade de celebrar a conclusão do ensino secundário.
Sinceramente, a meu ver, não fizeram mais que a obrigação deles e o verdadeiro prémio é o sucesso enquanto pessoas realizadas profissionalmente e a realização pessoal dos pais no investimento que fizeram durante todo o percurso escolar, tendo sido bem sucedido.
Os putos esfalfaram-se para estudar 12 anos consecutivos, ás vezes alguns até mais porque chumbaram lá pelo meio...vá lá vamos dar-lhes uma viagem de finalistas e confiar que eles respeitem toda a educação e valores transmitidos: a casa dos Segredos, um smartphone preferencialmente de topo para jogarem Pokemons, contas na Steam para jogar até cair para o lado em vésperas de testes, roupa que seja SWAG porque secretamente eles são gays e não sabem, dinheiro para gastarem em cadeias de fast food porque o comer da escola é uma porcaria, enquanto que os próprios pais se esfolam a trabalhar para conseguir dar tudo isso aos filhos e a eles próprios também, alguma qualidade de vida. Afinal duas ou três horas mais ou menos passadas com os filhos, chegam para ter uma noção do que se passa no mundo deles, mais ainda quando eles já só preferem estar o tempo todo enfiados no quarto ou então na rua a fazerem vídeos engraçadissimos sobre como espancar um colega em 5 passos super mega fáceis. 
Eu trabalhei 12 anos e ainda vou ter de trabalhar muitos mais e a única coisa que vou ver de prémio é a reforma por um canudo e quanto a drogas, só se for os medicamentos para a tensão.
Pronto lá estou eu a generalizar.....não é assim tão grave meter um sofá no elevador.
Não é grave riscarem e partirem paredes porque quando eram pequenos até foi fofo pintarem as paredes da casa e os sofás.
Porque não entrar em nostalgia e repetir a dose?
Depois de serem expulsos entraram na espiral da verdade a conta gotas...primeiro não tinham feito nada, depois só fizeram um bocadinho e agora já há filmagens do estado em que ficaram os quartos. 
Reacção dos pais? Uma representante da Associação de Pais, uma cota aí bué p'rá frentex diz que é normal o consumo de alcool e drogas nestas viagens....é normalissimo!
A diferença entre o filme que citei e este é que no American Pie abordavam-se temas como as festas juvenis, a primeira relação sexual, a intervenção responsável dos pais e como é importante dialogar com os jovens....neste filme a virgindade já era há muito tempo, não há diálogo a não ser o de protelar a estupidez com desculpas esfarrapadas e o consumo de droga e alcool serem perfeitamente aceitáveis...até a festa acabar muito mal e depois em vez de irem buscar os filhos ao aeroporto, vão buscá-los ao hospital ou á morgue.  
E claro está.....quando tudo corre bem, passam-se uns paninhos quentes e age-se como se estivéssemos a desculpar crianças de 5 anos que andaram à zaragata agindo de forma irresponsável para quem vai começar a etapa da vida adulta!