Translate

31 de outubro de 2016

O primeiro dia útil...


Quantas vezes nos deparamos com publicações sobre aquele temido dia da semana que dá por nome de Segunda-Feira. E não são publicações fofinhas...exceptuando claro está aquelas em que Deus é metido ao barulho. Imaginem uma imagem com um ursinho a segurar um ramo de flores e a seguinte mensagem: "Segunda-feira outra vez, isto tem de acabar! Que Deus te traga muitas bênçãos!!!"
Este dia da semana dá início a 5 dias, para algumas pessoas, de trabalho, responsabilidades, levantar cedo e todas aquelas coisas que um bom Português não faz ao fim de semana quando está em descanso.
Mas falta aqui qualquer coisa...e aquelas pessoas que trabalham sábados e domingos e folgam à Segunda? Esses lidam com a frustração das publicações "Sexta-feira finalmente! Planos para hoje: ficar acordado até ás tantas no Facebook porque não há dinheiro nem vontade para sair...uhuhuh....vou socializar para o Facebook e ofender alguém e armar-me em moralista!" .....espera....não? Não é assim? Ok peço desculpa. Adiante. Segunda feira é aquele dia em que o pessoal está com umas olheiras e com uma cara de frete que mais parece que estão a gravar uma nova temporada do "The Walking Dead" em plena estação da Fertagus. Quando entro no comboio, é visível a soneira generalizada. E depois também há aquelas pessoas que falam, falam,falam,falam...fones...fones...fones....lista de mp3....musica porreira!
Uma coisa que eu noto sempre ás Segundas Feiras é que falta o imenso cheiro a suor e o cabelo oleoso que algumas pessoas transportam consigo. Nestes dias há sempre um cheiro agradável a perfume, vai sempre tudo arranjadinho para o trabalho ...lá para quarta feira é que são elas...!!!!
Na segunda metade da manhã de Segunda Feira o pessoal já vai com 5 cafés de adiantamento e com o sistema cardiovascular a pensar seriamente em escrever uma frase Nicola: "Um dia terás um AVC e nem sabes de onde ele veio! Hoje é o dia!"
O impontual crónico usa sempre a Segunda Feira como a grande responsável pelo seu atraso de 45 minutos. Ora vejamos: "Peço desculpa mas estava imenso trânsito na ponte...sabe como é ....Segunda Feira é sempre um dia complicado!" ou então: "Sabe, a linha amarela está com perturbações...isto à Segunda Feira é sempre a mesma coisa." ou pura e simplesmente num tiro á queima roupa: "É Segunda Feira....sabe como é!"
Por incrível que pareça, este dia é também aquele dia em que as Clínicas de Exames na quarta-feira da semana anterior fazem marcações para Segunda feira...como um bom princípio de celeridade para que os exames estejam prontos...aumentando a nossa esperança média de vida....ganhamos vontade de viver durante o resto da semana e vivemos em suspense à espero do resultado.
A Segunda Feira....aquele dia em que o meu filho me pergunta : "Mãe eu hoje vou para a escola?"
Mas as Segundas Feiras ganham um lugar temporário no coração quando lhes calha um feriado...é ver o português a dizer : "Eh pá Segunda Feira é feriado!"  e a esfregar as mãos de contentamento em conjunto com aquele sentimento eufórico e resiliente para aguentar uma semana que ainda não acabou mas que se leva melhor porque a próxima semana só tem 4 dias úteis. E quando assim é não vemos ninguém a rogar pragas à Terça Feira...dizem antes : Hoje é Segunda Feira....e a Terça Feira retira-se de fininho : "Não tenho nada a ver com isso, a culpa é do feriado!"
O primeiro dia útil é ostracizado mas faz falta e que remédio temos nós senão viver com ele!

Sem comentários :